Dia dos Finados aqui, Dia dos Mortos no México… 
Happy Halloween! 🎃👻💀🕷🕸🐀
Dia do Médico: 18/10/2016
02
nov
2016
Dia dos Finados aqui, Dia dos Mortos no México… 
Categoria: Almoço, Cancun, Festas, Mesa Posta, Mexicano

Dia dos Finados aqui no Brasil é um dia triste…

Saudades dos nossos entes queridos que se foram!💔

Mas, o #diadelosmuertos no México é dia de festa, de muita cor 💛❤️💗💜💙💚, velas, flores, altares, músicas, catrinas, comidas, esperando que um dia toda família vai se reencontrar!

image

Eles acreditam que os espíritos dos seus familiares retornam ao lar neste dia, na verade que as crianças voltam em 1/11 e os adultos no dia 2/11…  Em recordação aos falecidos, os familiares colocam oferendas em seus altares, como comida , bebida , brinquedos, músicas, fotos… A parte mais importante dos altares são os arcos de flores , simbolizam a entrada por onde os espíritos passarão e entrarão ao mundo dos vivos!

Por isto que a caveira no México não é símbolo de morte e tristeza e sim de alegria… As famosas CATRINAS estão presentes nas decorações, existe até uma caveira de açúcar, servida neste dia, assim como o ” Pan de muerto”, um pão doce típico desta época. O Día de Muertos é uma festa católica que ocorre próximo ao Halloween, mas não são a mesma coisa. É uma festa muito antiga, comemorada pelos Astecas, bem antes da chegada dos Espanhóis em território mexicano. Naquela época, os festejos chegavam a durar mais de um mês.

Então, aproveitei a data e  fiz uma mesa posta colorida, temática, linda e super mexicana, claro que para degustar da minha comida preferida!

Eu  AMOOOO o MÉXICO, um país de cultura muito rica, artesanatos belíssimos, história preservada, culinária picante e deliciosa! 😍 Este ano, pude realizar o sonho de conhecer este país que tanto me encanta… Sempre falo que devo ter sido mexicana em alguma encarnação…

image

Conheci Cancun em maio e me encantei! Como amo cozinhar comida mexicana, já viajei sabendo que traria na bagagem muitas fotos, temperos, apetrechos e recordações locais… Já fiz uma postagem sobre compras para a mesa posta, mas sempre lembro de uma coisinha a mais… Em maio também tem uma festa típica no México, o Cinco de Mayo, no nosso primeiro hotel, o Hyatt Ziva Cancun teve uma bela “FIESTA” com feirinha de artesanato, tudo produzido por artesões locais, onde me encantei por esta gamela feita de madeira, pintada e envernizada, feita para servir comidas nos jantares. Claro que trouxe uma repleta de desenhos de pimentas para chamar de minha!

image

No caminho para  Chichén Itza, paramos para assistir um ritual Maia e fazer compras em uma loja enorme, não gravei o nome mas achei lá “tortilleros” de palha em formato de sombrero, todo bordado com linhas super coloridas, comprei para colocar totopos dentro , mas como estou cuidando melhor da minha alimentação, hoje servi chips de vegetais( batata doce, mandioca , beterraba… ) para comer com guacamole, sour cream e pico de gallo.

image

Vou deixar aqui as receitinhas do GUACAMOLE e do PICO DE GALLO.

image

GUACAMOLE:image

Ingredientes: 1 abacate grande maduro,

1 tomate grande bem picadinho

1/2 cebola  branca grande bem picadinha

suco de 1 limão mirim grande ( 1/2 xícara)

1/2 xícara de azeite de oliva

1/2 xícara de coentro picado

sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de Preparo: Divida o abacate ao meio, com uma colher retire a polpa da casca. Uma banda amasse bem com um garfo e a outra banda, pique bem picadinha, isto faz com que o guacamole não fique muito molengo, quando você junta o azeite de oliva e o suco do limão. Misture todos os temperos bem picadinhos, pimenta do reino moída na hora e prove o sal. Faça pelo menos duas horas antes de servir e leve à geladeira.

PICO DE GALLO: Também conhecido como salsa mexicana, na mais é do que um vinagrete picante.image

Ingredientes: 1/2 cebola branca grande picada;

1 tomate grande sem caroços picado;

1/2 xícara de coentro picado;

1/2 xícara de suco de limão;

1/2 xícara de azeite de oliva;

sal e pimenta do reino moída a gosto;

PIMENTA.

Modo de Preparo: Em uma cumbuca, misture todos os ingredientes picados com o limão, azeite, sal  e a PIMENTA pode sere: 1 pimenta dedo de moça picada com caroços, se você gosta bem picante, se não gostar, retire-os  OU molho TABASCO da sua preferência- 1/2 xícara. Depois do preparo, leve a geladeira.

O creme azedo ou “sour cream” já passei receita aqui antes.

Fiz também FAJITA DE FILÉ MIGNON e salsa supreme( meu molho vermelho) com carne moída, qualquer hora destas, volto para dar estas duas receitas que fazem muito sucesso.

Para montar a mesa, escolhi um trilho colorido comprado em barraquinhas de Chichén Itzá, pratos rasos brancos com borda dourada da Tânia Bulhões( coleção São Paulo), guardanapo verde limão da @ateliesweethome( cor linda de viver), talheres retrôs de cabo azul turquesa das Lojas Le Biscuit( infelizmente, são antigos e não são mais vendidos), taças para Margarita( eu bebi água com gás e ele, cerveja), flores coloridas( pinóquios que sobraram do Halloween, crisântemos, cactos e as minhas Primaveras artificiais) e muitas velas.

image

Uso muitas flores naturais, tenho poucas artificias que chamo de permanentes e sempre dou preferência as artificias que são bem feitas e tem a cara da flor natural.  Arrumei as flores nos meus vasinhos de cerâmica mexicana que trouxe da viagem…

image

Dobrei o guardanapo sobre o prato e coloquei uma catrina e uma maraca sobre ele para dar um charme.

image

O marido comeu tortilla de trigo e eu como sigo o estilo low carb de alimentação, usei folhas de alface americana como tacos, fica delicioso.

image

Uma dica para as tortillas, se você não tem um tortillero próprio, ou de palha com tampa ou de tecido bordado, use um paninho de prato para cobri-la e manter quentinhas.

image

A pimenta Tabasco suave foi para a mesa e usando um sombrero mexicano que veio na Tequila.

image

E o que dizer do colorido do casal sal e pimenta em formato de Mexicanos? MUITO AMOR!

Espero que vocês tenham gostado das ideias, receitas e da mesa posta, eu amei demais esta mesinha. Saúde!

image

Beijossss.

#catrinas #tabledecor  #mesaposta #mesacolorida #mesamexicana #mexicoquerido #diadosmuertos

Share
0

Deixe seu comentário