Dia dos Finados aqui, Dia dos Mortos no México… 
Happy Halloween! 🎃👻💀🕷🕸🐀
Dia do Médico: 18/10/2016
03
jul
2016
Moqueca vegetariana em um almoço low carb…
Categoria: Almoço, Dicas, LOW CARB, Mesa Posta, Praia do Forte, Receitas, Restaurante, Saudáveis

IMG_5903

Sim, para quem não sabe, meu nosso estilo de vida é ser ” LOW CARB HIGH FAT”! Não falo mais em dieta e sim em estilo de vida, eu agora como assim, me mantenho com meu 15 quilos a menos e mais saudável… Tô amando esta minha nova fase! Depois volto para contar todo o meu processo de emagrecimento porque o motivo do meu post hoje é compartilhar a receita da moqueca vegetariana que servi hoje no meu almoço de domingo!

IMG_5900

Um almoço com o Maridão e a Mami. Quando estive de férias em Cancun, vi uma estampa linda no instagram da @estiloehome, comandado pela doçura de pessoa chamada Vera, ela mora em Fortaleza e vende lindezas para nossa mesa posta. Escolhi o conjuntinho completo, azul e com conchas, jogo americano impermeável(super prático para o dia a dia), guardanapos e porta-guardanapos de lambretas para sempre que usasse me lembrasse do mar do Caribe e hoje, inaugurei. Amei tanto…

IMG_5904

Complementei a mesa com pratos retangulares brancos da Oxford, talheres de madrepérolas e copos com detalhe em palha da marca Água de Coco que comprei na Gell´s Presentes(@gellspresentes).

Adoro combinar a decoração da mesa com o cardápio e então, servi MOQUECA! No fim de semana passado, estive na Praia do Forte e almocei uma moqueca vegetariana no Restaurante Sabor da Vila ( do Zequinha), foi simplesmente perfeita! Sabor inesquecível… Hoje tentei a minha versão e ficou muito boa, mas acredite não chegou aos pés da que comi na Praia do Forte.

Vou compartilhar com vocês a minha versão da minha  Moqueca Vegetariana. Cozinhei na minhas panelas de cerâmica da Oxford Porcelanas, linha cookware que vão do fogão à mesa posta as minhas são turquesas, que eles chamam de Acqua.

MOQUECA VEGETARIANA:

IMG_5896

INGREDIENTES:
– 1 cebola roxa grande
– 2 tomates italianos bem maduros
– 1 cx de tomate cereja
– 1 colher de sopa( c.s.) de sal
– 1 cenoura grande em rodelas( 1 cm),
– 1 mini abóbora paulista em rodelas e sem casca e sem sementes;
– 1 abobrinha em rodelas;
– 1 pimentão amarelo em rodelas;
– 1 tomate e 1 cebola branca em rodelas;
– suco de 1 limão( grande e bem suculento);
– 2 bananas da terra( cada banana divida em 4 partes);
– 5 pedaços de couve-flor;
– azeite de oliva( meia xícara);
– 2 xícaras de leite de coco(caseiro);
– 1 c.s. cheia de açafrão da terra;
– 1 xícara de tempero verde picado(coentro, cebolinha e salsinha);
– pimenta do reino e cominho( a gosto, bem pouquinho só para dar um cheirinho)
– OPCIONAL: se você tiver, pode acrescentar castanha de caju verde- a maturi( 1/2 xícara);

MODO DE PREPARO:

1º Bata no liquidificador, a cebola roxa, os tomates italianos maduros, os tomates cerejas e o sal. Isto será a base do tempero da nossa moqueca;

2º Descasque os legumes e corte em rodelas, arrume na panela. Começo já dando uma fervida na cenoura que é o legume mais firme com um pouco do molho batido no liquidificador. Depois de 5 minutos, arrumo na ordem, as rodelas da abóbora, da abobrinha, do pimentão amarelo, da cebola branca, do tomate, os ramos de couve-flor e por último, as bananas da terra. Acrescento, o azeite de oliva, o suco do limão, o tempero verde picado, o açafrão, a pimenta do reino, o cominho e o leite de coco para ferver e cozinhar os legumes cerca de 10-15 minutos e deixe tampado, porque o vapor termina de cozinhar a moqueca.
NOTAS: Se você quiser usar o maturi, fica delicioso cozinhar junto. Se quisesse usar azeite de dendê, também poderia, porque é super “low carb high fat”!
A outra panela, tem uma moqueca de salmão feita com o mesmo tempero.
IMG_5902
Espero que gostem e bom fim domingo para vocês!
Share
0

Deixe seu comentário