Dia dos Finados aqui, Dia dos Mortos no México… 
Happy Halloween! 🎃👻💀🕷🕸🐀
Dia do Médico: 18/10/2016
14
abr
2016
Terrine de Salmão e mesa posta “navy”!
Categoria: Jantar, Mesa Posta, Receitas, Saudáveis, verão

Ontem, o “boa noite” no instagram foi com esta mesa posta linda no estilo “navy”!

IMG_0036

Este estilo marinheiro ou naútico é um clássico muito lembrado no verão. Guardanapos listrados vermelho e branco(@manuelavilasboas), prato azul com borda remetendo às ondas do mar e peixes em relevo, porta-guardanapos de coral(@gellspresentes), jogos americanos de palha, lanterna azul(@camicado) com areia e vela me levaram rapidamente a um fim de semana na casa de praia bem no meio da semana, que delícia!

Apesar do outono, as noites se mantém super quente aqui em Salvador, pedindo muita água de coco e refeições leves.

Sempre gostei de cozinhar mas, a minha nova dieta tem me levado a buscar  novas opções saudáveis, “low carb” e sem gorduras para variar bastante a minha alimentação. Ontem tentei reproduzir um prato que comi chamado TERRINE DE SALMÃO, ficou tão bom, acho que acertei em cheio… Vou compartilhar a receita com vocês!

IMG_0037

INGREDIENTES(para cada terrine):

100 gramas de salmão cru(sem pele),

3 colheres de sopa de cenoura ralada(finamente),

2 dentes de alho espremido,

2 colheres de cebola bem picadinha,

1 colher de tempero verde picado(salsinha e cebolinha),

Sal e pimenta do reino a gosto.

MODO DE PREPARO:

Em um processador, coloquei o salmão, o alho, o sal e a pimenta do reino, misturei bem até obter uma massa. Depois, juntei a esta massa, a cenoura ralada, cebola e tempero verde. Não precisa mais usar o processador neste passo, só misturar com a mão, para quando estiver a assado e você for comer, consiga perceber as texturas que a cebola e cenoura deixam na terrine.

Feito a mistura, use anel para modelar alimentos, o meu tem cerca de 9 cm de diâmetro e é super fácil de manusear. Já coloquei em uma assadeira antiaderente e levei ao forno alto por 20 minutos, tempo suficiente para cozinhar o peixe e não torrar.

IMG_0045

Fiz 4 vezes esta mistura e já deixei 4 unidades  de terrine prontinhas, comemos 2 e congelei as outras.

Servi com molho de leite de coco, fiz com 2 colheres de leite de coco light( para cada terrine), sal e salsinha picada. Só misturei tudo e levei ao fogo, apenas para aquecer, não deixei ferver.

A terrine foi acompanhada do “arroz” de couve- flor. Tão prático, rápido e gostoso!

Só piquei a couve-flor, aferventei em água e sal, deixei ao dente, escorri a água e depois, quando o couve já estava bem sequinho, refoguei com alho e pouco azeite de oliva. Antes de servir, misturei uma salsinha picada e hummm!

IMG_0038

Adoro esta taça transparente bico de abacaxi onde servi a água de coco acho tão versáteis! Combinam com tudo… Tanto estas quanto as tradicionais bico de jaca, valem a pena ter um joguinho.

Mesa linda e comidinha boa garantiram mais uma noite deliciosa na nossa varandinha… A plantinha do centro da mesa é uma fofura que achei na floricultura, uma espécie de “Dinheiro em penca” com folhas tão pequeninas e delicadas, nunca tinha visto… Amei! Dizem que é bom ter esta planta em casa para atrair sorte e bons fluidos, na dúvida sempre tenho uma aqui. Um beijo e até breve!

2

2 Responses to “Terrine de Salmão e mesa posta “navy”!”

  • vera disse:

    amei,amei ,amei !!!!!!!Ju,..comecei a curtir essas coisas agora e não tenho quase nada para uma mesa posta linda..mas aos pouquinhos chego la!!Bjo e parabéns!!

  • jupallos disse:

    Oi Vera, que bom que você amou! Obrigada! Ah, tem sim, nem é preciso tanta coisa… Um pequeno detalhe já demonstra um grande carinho!E aos poucos você vai aumentando a sua coleção.Bjos

Deixe seu comentário