Dia dos Finados aqui, Dia dos Mortos no México… 
Happy Halloween! 🎃👻💀🕷🕸🐀
Dia do Médico: 18/10/2016
07
jan
2016
Camarão na Moranga: RECEITA
Categoria: Ano Novo, Festas, Jantar

Tantas superstições estão presentes na noite do Ano Novo. A cor da roupa, pé direito, trevo da sorte, comer sete uvinhas, romãs, lentilhas… Mas, a mais curiosa é que não se deve comer nada que cisca ou anda para trás. Eu acredito e não questiono nem o porque. E como escolher o prato principal? Já tinha comido tender no Natal, então podia ser lombo suíno ou bacalhau, mas acabei escolhendo servir camarões na abóbora moranga! Inspirada na minha cunhada Ana Lúcia, sempre faço esta abóbora…

IMG_2350

Você vai precisar de uma bela abóbora moranga, camarões( 1 Kg sem casca e eviscerado-61-70 unidades + 500g de camarões pistolas descascados e com cauda), queijo catupiry pequeno, alho, ervas , manteiga, azeite de oliva, cebolas, requeijão, creme de leite e tomates bem maduros. Estávamos em 4 pessoas, servi entradinhas e sobrou comida para o dia seguinte… Não sou boa nas quantidades por pessoa!

Primeiro, temperei com alho, sal, cominho e pimenta do reino os camarões, deixando separados( completamente descascados e os só com cauda), sempre tempero e deixo um tempinho para pegar um gostinho a mais. Os maiores serão fritos no azeite de oliva e manteiga para decorar a moranga.

Os camarões completamente descascados e menores serão o recheio da nossa abóbora. Bata no liquidificador, duas cebolas grandes e refogue-as com azeite em uma panela, quando dourar, processe também no liquidificador , quatro tomates bem maduros ou uma caixa de tomates cerejas e junte à cebola refogada. Cozinhe um pouco e jogue o camarão para dar uma cozida rápida de 5 minutos. Camarões são muito fácies de cozinhar, mudou a cor, está pronto, se você cozinhar demais ele endurece. Pronto, vc vai ver que mesmo não colocando água para bater os tomates e cebolas, fez um caldinho na panela, que vamos escorrer ou retirar com uma concha para colocar no interior da moranga e cozinhá-la.  Deixe bem sequinho o camarão e junte um copo de requeijão e 1/2 lata de creme de leite, este será o nosso creme para rechear a abóbora.

Como preparar e limpar a Moranga:

1. Lave bem com água e sabão a casa da sua mini moranga;
2. Com a ajuda de uma faca de bom corte, tente abrir uma tampa na moranga como se fosse transformá-la em um bowl;
IMG_2421IMG_2422
3. Retire as sementes da moranga com uma colher;
IMG_2423
IMG_2424
4. Tempere sem interior com ervas aromáticas(eu uso o fumacê- tem um toque picante) e sal;
IMG_2425
5. Coloque o caldo do camarão no interior das morangas e tampe com a própria tampa da abóbora, leve ao microondas sobre um prato por 10  minutos, retire cuidadosamente do microondas e teste com um garfinho para ver se a polpa da abóbora está cozida, se não pode retornar ao processo de cozimento de 2 em 2 minutos;
IMG_2426
6. Quando a abóbora estiver cozida, escorra o caldo para uma panelinha e deixe reduzir em fogo baixo sempre mexendo com uma colher, quando estiver bem reduzido, junte ao creme de camarão. Com a abóbora vazia, espalhe bem o catupiry no seu interior, forrando suas paredes e jogue seu creme de camarão.
7. Frite os camarões pistolas e arrume na superfície da abóbora com um pouco e catupiry. Decore com salsa crespa e alecrim e se prepare para os elogios!
IMG_2344
Acompanha bem com um arroz branquinho… Humm!

 

2

2 Responses to “Camarão na Moranga: RECEITA”

Deixe seu comentário